Assim como o modelo em que foi inspirado, o MusicMan StingRay 5, esta pequena preciosidade fazia todo o seu trabalho com apenas um captador grande humbucker de polos aparentes, que eu chamo de "Big Humbucker" e outros chamam de "fogão de 10 bocas". Este captador, quando bem posicionado no corpo do instrumento, proporciona timbres gordos e "anasalados", dando um punch agradável e uma versatilidade incrível quando adicionada opção de defasar bobinas. Um baixo simples, porém, muito poderoso. Aqui vai a review por partes.
Corpo: O corpo, segundo fontes da Internet, é feito em Agathis. Mesma madeira usada em alguns Squiers mais simples. Eram umas 4 peças coladas, dava pra ver pois ele era vermelho translúcido. O format era um pouco fora do comum, mas se adaptava bem para tocar tanto em pé como sentado.
Braço: O braço era confortável, tinha um perfil médio, C Shape. Não era "gordo", e tinha uma ação das cordas bacana. No headstock as 5 tarraxas em linha davam um charme a mais para o instrumento. A escala era em rosewood, pra um timbre mais cheio e grave, e a tocabilidade realmente me impressionava.Corpo: O corpo, segundo fontes da Internet, é feito em Agathis. Mesma madeira usada em alguns Squiers mais simples. Eram umas 4 peças coladas, dava pra ver pois ele era vermelho translúcido. O format era um pouco fora do comum, mas se adaptava bem para tocar tanto em pé como sentado.
Tarraxas: As tarraxas eram simples e blindadas. Faziam o trabalho delas e seguravam a afinação. Nada demais sobre esta parte.
Ponte: Estilo clássica do MusicMan, com aquela "cauda" ao final. Porém, nota-se que o espaçamento entre as cordas era mais justo, como acontece nos modelos OLP 5 cordas, ou seja, espaçamento de 16mm. Se não me engano, o espaçamento padrão do MusicMan é de 18,5mm .
Captador: O captador original era um captador simples e o ganho era baixo, o que me levou a substituí-lo em pouco tempo. Eu o substituí o captador original por um Seymour Duncan/ Basslines SMB-5a, que tinha muito mais saída e baixo ruído. Este captador era interessante, pois tinha muita presença, além de possibilitar colocar um potenciômetro de volume independente para cada bobina, que foi feito pouco tempo após instalá-lo no baixo.
Um breve vídeo que gravei com ele na época, antes de trocar o captador:
Aqui já com o captador SMB-5a
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