Translate

domingo, 11 de março de 2012

Contrabaixo Cort GB-25


 Após um tempo sem postar, estou de volta para compartilhar um pouco da minha experiência com alguns instrumentos para quem estiver interessado! Agora iremos falar de um modelo antigo da Cort, oqual teve sua produção descontinuada. Estamos falando de um modelo na vibe do "MusicMan StingRay", o Cort GB 25! Este baixo foi adquirido em um rolo no Cort Curbow 4 que mencionei anteriormente aqui.

Assim como o modelo em que foi inspirado, o MusicMan StingRay 5, esta pequena preciosidade fazia todo o seu trabalho com apenas um captador grande humbucker de polos aparentes, que eu chamo de "Big Humbucker" e outros chamam de "fogão de 10 bocas". Este captador, quando bem posicionado no corpo do instrumento, proporciona timbres gordos e "anasalados", dando um punch agradável e uma versatilidade incrível quando adicionada opção de defasar bobinas. Um baixo simples, porém, muito poderoso. Aqui vai a review por partes.

Corpo: O corpo, segundo fontes da Internet, é feito em Agathis. Mesma madeira usada em alguns Squiers mais simples. Eram umas 4 peças coladas, dava pra ver pois ele era vermelho translúcido. O format era um pouco fora do comum, mas se adaptava bem para tocar tanto em pé como sentado.

Braço: O braço era confortável, tinha um perfil médio, C Shape. Não era "gordo", e tinha uma ação das cordas bacana. No headstock as 5 tarraxas em linha davam um charme a mais para o instrumento. A escala era em rosewood, pra um timbre mais cheio e grave, e a tocabilidade realmente me impressionava.

Tarraxas: As tarraxas eram simples e blindadas. Faziam o trabalho delas e seguravam a afinação. Nada demais sobre esta parte.

Ponte: Estilo clássica do MusicMan, com aquela "cauda" ao final. Porém, nota-se que o espaçamento entre as cordas era mais justo, como acontece nos modelos OLP 5 cordas, ou seja, espaçamento de 16mm. Se não me engano, o espaçamento padrão do MusicMan é de 18,5mm .

Captador: O captador original era um captador simples e o ganho era baixo, o que me levou a substituí-lo em pouco tempo. Eu o substituí o captador original por um Seymour Duncan/ Basslines SMB-5a, que tinha muito mais saída e baixo ruído. Este captador era interessante, pois tinha muita presença, além de possibilitar colocar um potenciômetro de volume independente para cada bobina, que foi feito pouco tempo após instalá-lo no baixo.

Um breve vídeo que gravei com ele na época, antes de trocar o captador:



Aqui já com o captador SMB-5a




As fotos do instrumento, já com as modificações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores